APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

SINOPSE: O Bacharelado em Turismo forma o profissional para a carreira de Turismólogo, profissão reconhecida por lei desde janeiro de 2012.  As perspectivas de mercado para a área é promissora. A área de turismo está em crescimento em função do barateamento dos custos para o consumidor, bem como aponta para maior crescimento em função dos eventos que crescem no país. Quanto às carreiras ligadas a informática, a necessidade de profissionais qualificados acompanha a constante evolução tecnológica, mesmo contando com um contingente muito grande de trabalhadores especializados.

Esta é uma carreira voltada para a administração dos negócios e elementos que compõem as atividades ligadas a viagens e eventos, sejam elas de lazer, de negócios ou científicas. Ocupa-se dos trâmites quanto à determinação de hotéis, roteiros de viagem, administração de atividades de sustentação administrativa em operadoras de turismo, entre outras atividades.

Duração: 3 anos

Habilitação: o bacharel em Turismo faz o planejamento, a organização, a promoção e a divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Elabora roteiros, acompanham turistas, organiza feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda as vendas de passagens e reservas em hotéis. Pode gerenciar hotéis, empresas de eventos e empreendimentos de lazer, como parques temáticos. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.

Objetivos:

O Curso de bacharel em Turismo tem como objetivo desenvolver no aluno competências associadas à utilização de métodos e técnicas no ambiente de gestão, tornando-o um profissional capaz de atuar nos Departamentos de Administração, Finanças, Vendas, Planejamento, Recepção, Marketing e Compras de empresas do mercado turístico do setor privado, público ou de organizações não governamentais.

Campo de atuação:

Agência de viagens

Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos.

Alimentos e bebidas

Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.

Ecoturismo

Organizar roteiros ecológicos.

Eventos

Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

Hotelaria

Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.

Marketing

Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los féis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.

Planejamento

Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.

Transporte

Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

Turismo de negócios

Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Coordenação:

Flávio Nunes de Araújo Maia